Carro é algo que divide opiniões e preferências. Alguns sonham em comprar um carro 0 km, outros valorizam muito a posse do bem, muitos querem usufruir apenas do seu serviço e não da sua posse. Mas seja qual for a finalidade, com frequência, muitas pessoas se veem diante do seguinte dilema: qual é o melhor modelo de carro para a minha necessidade? E é sobre isso que vamos falar nesse post.
Fatores para avaliar na escolha do melhor modelo de carro
Com tantas opções no mercado, fica difícil escolher o melhor modelo de carro. Mas, uma coisa é certa: essa decisão não deve ser feita por impulso. Nossa recomendação é que você avalie, pelo menos, cinco fatores:
1. Objetivo de uso
Aqui, a ideia é mapear qual será o uso prioritário do automóvel dentro da sua rotina. É para trabalhar, para passeios aos finais de semana, para facilitar atividades do dia a dia, como compras ou compromissos relacionados à saúde e ao bem-estar. Caso o uso seja para viagens, é importante considerar se se trata de um local de praia ou campo, incluindo as especificidades das vias de acesso e do tempo de trajeto.
2. Pessoas que vão conduzir o automóvel
Algumas pessoas têm dificuldade para estacionar veículos grandes, outras se sentem mais confortáveis no modelo SUV. Uns adoram ar condicionado, enquanto outros preferem mesmo a sensação de vento no rosto, entre tantas outras particularidades. Isso quer dizer que, se o seu veículo vai ter mais de um condutor, é importante que vocês conversem para entender qual veículo e opcionais podem agradar a maioria.
3. Pessoas e objetos que vão ocupar o veículo
Em geral, você trafega com quantas pessoas a bordo? Entre elas, quantas são crianças? Haverá a necessidade do uso de bebê-conforto ou cadeirinha infantil? Você tem animais de estimação? Nessa sondagem, é preciso considerar também o volume de bagagem que você costuma transportar. Assim, além da noção do número de assentos disponíveis, você também poderá avaliar o tamanho que o porta-malas deve ter.
4. Gastos mensais
Um carro não custa apenas o valor total. Por trás dessas cifras existe o gasto com manutenção, seguro, documentação e revisões. Além disso, existe outro custo invisível: o tempo para gerir a emissão e atualização de IPVA, a cotação, contratação e renovação de seguro e as idas e vindas a oficinas e concessionárias em caso de reparos ou revisões.
5. Valor de revenda
Ao comprar um carro 0 km, apenas pelo fato de deixar a concessionária, o veículo já perde 20% do seu valor. Nos dois anos seguintes, outra depreciação severa acontece, muito calibrada pela quilometragem rodada e pela capacidade do condutor de conservar o veículo. A escolha do melhor modelo de carro também deve considerar essa questão.
Comprar um carro 0 km, seminovo ou alugar? Eis a questão
Agora que você tem mais noção da sua necessidade, é hora de decidir qual modelo de carro mais se adequa a ela: básico, SUV, elétrico ou off road, entre tantos outros. Com essa ideia em mente, faça simulações para entender se o melhor caminho é a compra ou a locação. Em alguns casos, é possível tornar a locação ainda mais acessível por meio do cashback.
Caso tenha dúvidas, a For You Fleet está à disposição para te ajudar a fazer a escolha do melhor modelo de carro e da melhor opção para usufruir dele, como bem ou serviço. Tudo considerando uma escolha mais alinhada ao seu momento de vida.