Quem não gosta de usufruir de momentos de desconexão da rotina com uma boa viagem, não é mesmo? Mas é nesse momento que surgem muitas dúvidas, entre elas, uma muito comum é viajar de carro, de ônibus ou de avião? Para te ajudar nesse dilema, preparamos esse post com dicas para viagem de carro. Esperamos que, com essas informações, você consiga tomar a melhor decisão.
Cinco vantagens de viajar de carro
Não dá para negar que viajar de ônibus ou avião tem lá as suas vantagens. Mas ao avaliarem o deslocamento pela perspectiva da experiência, considerando que o trajeto pode ser tão interessante quanto o destino, muitas pessoas, sempre que possível, optam por viajar de carro – próprio ou alugado – como meio de transporte durante as viagens. Fazem isso, principalmente, pensando em cinco vantagens:
1. Mais autonomia sobre a rota
Quando você tem o veículo sob o seu controle, fica mais fácil se abrir para as surpresas do caminho. Pode ser uma rota diferente, uma parada em um local mais atrativo. Também fica mais fácil definir horários de chegada e de saída dos lugares, sem ficar se prendendo a roteiros pré-estabelecidos.
2. Liberdade para carregar as bagagens necessárias
É comum também ver pessoas tendo que driblar as questões de excesso de bagagem ao viajar de avião ou de ônibus. Algo que não acontece nos trajetos feitos com carro. Mas, claro, nunca é demais lembrar sobre a importância de ter atenção ao excesso de peso e a itens que possam atrapalhar a visibilidade do motorista.
3. Mais comodidade para os passageiros
Viajar de carro também costuma gerar mais comodidade para os passageiros que, em conjunto, podem decidir onde é mais conveniente parar para comer, ir ao banheiro, descansar ou, simplesmente, descer um pouco do carro para esticar as pernas. Tudo sem correria.
4. Economia de dinheiro
Não é regra. Mas, se bem planejadas, muitas viagens de carro podem ser financeiramente mais viáveis, se comparadas às realizadas de ônibus ou avião. Isso porque, nas demais modalidades, você não paga apenas pelo assento. No valor, estão inclusas taxas, além do serviço de toda a equipe da companhia escolhida, desde a compra da passagem até o desembarque. Isso sem falar nos possíveis gastos com serviço de traslado e excesso de bagagem
5. Uma forma de aproveitar melhor os companheiros ao viajar de carro
A bordo do veículo, você e seus acompanhantes poderão fazer com que a diversão já comece no trajeto. Isso pode ser garantido diante da liberdade de poder conversar livremente, ouvir música ou fazer jogos entre si.
10 dicas para viagem de carro antes de pegar a estrada
1. Pense no destino
Para onde você quer ir, o que deseja visitar, quem vai te acompanhar e quantos dias dispõe para esse trajeto?Além disso, é importante mapear quais são as opções de hospedagem, alimentação e passeios nos locais por onde vai passar e/ou ficar.
2. Estude o trajeto
Ainda que você vá utilizar um aplicativo de navegação, estude o trajeto, incluindo as principais vias e rotas alternativas, além dos períodos de pico de trânsito. Procure informações sobre as condições das estradas e opções seguras e estruturadas de pontos de parada com banheiro, posto de gasolina e locais para alimentação. Às vezes, nesse estudo, você descobre atrações que podem tornar o seu momento de viajar de carro mais agradável do ponto de vista da paisagem ou de experiências nos arredores da estrada.
3. Mapeie os pedágios
É importante que você saiba com antecedência quantos terá pelo seu caminho e quais são os custos de cada um. Caso vá pagar com dinheiro, recomendamos o uso de trocados, seja em nota ou em moeda. Isso vai facilitar tanto a sua vida quanto a do operador do caixa. Outra opção para agregar fluidez ao trajeto é equipar o veículo com um meio de pagamento automático.
4. Faça reservas com antecedência
Na escolha de um hotel, prefira sempre aqueles que te darão fácil acesso a vias ou a locais que deseja visitar. Isso vai evitar perda de tempo com mudanças de hotéis, incluindo transporte de bagagens e burocracias com check-in e check-out. Recomendamos, ainda, que você faça as reservas de hospedagem com antecedência e, se possível, reserve também passeios e restaurantes, principalmente os mais concorridos.
5. Organize as alimentações
Caso o hotel só ofereça café da manhã, faça uma programação com os locais onde deseja almoçar e jantar nos dias que estará em viagem. Se a opção for meia pensão, uma recomendação é tomar café da manhã no hotel, passear durante o dia e voltar apenas para jantar.
6. Se possível, tenha um parceiro de direção
Caso verifique que o tempo na estrada vai ser muito extenso, verifique entre os seus acompanhantes se alguma pessoa habilitada aceita alternar o comando do veículo com você. Essa costuma ser uma excelente alternativa para que todos cheguem menos cansados no destino.
7. Organize os documentos dos viajantes
É fundamental que cada ocupante do veículo esteja com seus documentos pessoais e que o grupo disponha de dinheiro e cartões de crédito e débito. Além disso, caso vá transportar alguma criança que não esteja acompanhada por seus responsáveis legais, é importante verificar a necessidade de você portar uma autorização para que ela esteja com você. Não esqueça também de ter em mãos os voucher de reserva, além de endereço e telefone de contato do hotel.
8. Garanta que viajar de carro seja confortável também para o seu pet
Pets devem ser transportados de maneira adequada, conforme recomendações dos órgãos de trânsito. Isso, tanto pela segurança deles e dos ocupantes do veículo quanto para evitar multas. É recomendado, ainda, que o animal de estimação tenha uma coleira com nome e telefone de seu proprietário, além de estar com a vacinação em dia. Não esqueça, ainda, de levar possíveis medicações e parar ao longo do caminho para que ele possa descer e caminhar um pouco.
9. Avalie as condições do carro
Antes de pegar a estrada, vale muito a pena fazer uma revisão geral no veículo, incluindo condições do motor, dos pneus, dos faróis, de água, de óleo, do ar-condicionado, do sistema elétrico, das correias, dos amortecedores, do estepe, dos cabos, das velas e dos itens obrigatórios – como macaco e triângulo de sinalização -, entre tantos outros itens. Confira, ainda, a situação da documentação e do seguro, além das primeiras ações em caso de pane ou sinistro.
10. Escolha a playlist
Não pegue a estrada sem antes fazer uma boa seleção de músicas que vai escutar ao longo do caminho. Isso pode fazer toda a diferença no humor das pessoas que estarão a bordo. Nesse quesito, vale, inclusive, criar com antecedência uma playlist colaborativa para que todos possam opinar sobre os ritmos que estarão em destaque no trajeto.
Como usufruir de um veículo e viajar de carro sem ter que lidar com as burocracias do automóvel
Muitas pessoas não têm tempo, habilidade ou paciência para lidar com as burocracias de um veículo, como documentações, multas, seguro, revisões e visitas a oficinas em caso de pane ou sinistro. Há também aquelas que entendem o automóvel apenas como um serviço e não como um bem para paralisar ou consumir recursos financeiros.
Uma opção para esses grupos é a assinatura anual de carro, que oferece ao cliente a possibilidade de usufruir de um veículo zero quilômetro, com todas as características desejadas, pelo período de 12, 24, 36 ou 48 meses. O valor das mensalidades varia de acordo com o período e as cláusulas do contrato, além do modelo do automóvel. Ao final do acordo, é possível simplesmente devolver o carro ou renovar o contrato trocando o veículo por um novo.
Vale destacar que o automóvel pode ser adquirido por meio de um sistema de cashback e que no valor da mensalidade estão inclusas todas as burocracias relacionadas ao veículo, além de um serviço de concierge para, por exemplo, levar um veículo para reparos e buscá-lo. Basta você fazer uma simulação com a For You Fleet para avaliar se vale a pena trocar o veículo próprio pela assinatura anual de carro e escolher o melhor modelo de automóvel entre tantas opções.
Sabemos que a decisão entre comprar um veículo ou adquiri-lo por meio de uma assinatura anual de carro não é uma decisão simples. Mas nossos especialistas estão à disposição para te orientar a chegar à melhor decisão. Vamos conversar mais sobre isso?