Receber uma multa de trânsito é uma situação naturalmente desagradável. Quando a autuação não procede, a dor de cabeça é ainda maior. Agora, pense: se já é difícil lidar com a notificação, imagine ter que cuidar da desgastante burocracia do recurso de multa.
Vale destacar que, em 2022, foram aplicadas mais de 76 milhões de multas de trânsito no Brasil, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), divulgados pelo portal O Estado de S. Paulo. Em média, são 8.742 autuações por hora.
Mas será que todos os motoristas enfrentam dores de cabeça diante dessas notificações? Nós temos certeza que os clientes da For You Fleet contam com mais comodidade também nessa situação. Quer saber como? Então, leia esse artigo.
Qual é o conceito de multa veicular?
Multa veicular é uma taxa que o motorista de um automóvel é obrigado a pagar após descumprir uma regra das legislações vigentes referente ao Código Nacional de Trânsito. A matéria do Estadão, que citamos anteriormente, indica que, em 2022, as multas mais aplicadas no Brasil diziam respeito a:
- transitar em velocidade superior à máxima permitida;
- avançar o sinal vermelho do semáforo;
- deixar o condutor de usar o cinto segurança;
- estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização;
- dirigir veículo segurando telefone celular;
- transitar na faixa ou via exclusiva regulamentada para transporte público coletivo de passageiros; e
- estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização.
O que é recurso de multa
Caso considere a penalidade improcedente e tenha provas dessa afirmação, o proprietário do veículo poderá contestar a notificação por meio de um recurso de multa. Na prática, trata-se de um documento de defesa em que se tem a oportunidade de expor as provas e os motivos que comprovam que a notificação foi aplicada indevidamente.
Como solicitar o recurso de multa
De acordo com informações do Governo Federal, o recurso de multa contra penalidades indevidas deve ser apresentado ao Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT) pelo proprietário do veículo. Esse processo inclui:
- preenchimento de um requerimento de recurso;
- cópia de um documento de identificação, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- cópia da Notificação da Penalidade ou Notificação de Decisão ou do Auto de Infração de Trânsito ou documento que conste a placa e o número do Auto
- procuração, quando for o caso; e
- outros documentos que considere necessário para apoiar as alegações do recurso
Como funciona a gestão e o recurso de multas dos clientes da For You Fleet
Uma das vantagens da assinatura do carro com a For You Fleet é não precisar lidar com as burocracias do automóvel. Isso inclui seguro, documentação, emplacamento, IPVA, licenciamento e até mesmo o pagamento e os eventuais recursos de multas.
Especificamente com relação às infrações, após recebermos a notificação, seguimos o seguinte passo a passo:
- Comunicar o condutor sobre a existência da multa, tendo em vista que ela é emitida em nome do proprietário legal do veículo, ou seja, a locadora de automóveis;
- Cuidar das burocracias de recursos junto ao órgão competente, caso seja identificada alguma inconsistência na notificação;
- Pagar a multa e, posteriormente, emitir a cobrança para o cliente;
- Gerir as burocracias relacionadas à indicação do condutor que deve receber os pontos da infração cometida ou administrar a NIC (Não Indicação de Condutor), caso o cliente opte pelo pagamento em dobro do valor da infração para não receber os pontos na sua carteira de habilitação; e
- Certificar-se de que toda a operação foi finalizada com sucesso.
Vale a pena trocar o veículo próprio pelo carro por assinatura? Essa é uma pergunta que nossos consultores ouvem com muita frequência. E se essa também é a sua dúvida, entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em te ajudar a descobrir se esse serviço é realmente vantajoso para o seu perfil.