Carro elétrico na frota executiva: uma estratégia para beneficiar o meio ambiente e os custos do negócio

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados pelo site National Geographic, 99% da população mundial respira um ar insalubre. Outra matéria do mesmo portal alerta que “a poluição do ar é um dos maiores riscos ambientais que existem para a saúde humana”. É por essas e outras razões que companhias ao redor do mundo estão sendo cobradas por boas práticas dentro do conceito ESG, ou seja, com Governança Ambiental, Social e Corporativa. São iniciativas que passam, também, pelas decisões durante a composição de uma frota executiva. Afinal, os automóveis estão entre os principais emissores de gases poluentes.

Por que é estratégico ter uma frota executiva

A disputa das empresas por profissionais de talento segue como um desafio para organizações de todos os portes e segmentos. O assunto é ainda mais crítico quando trata-se de colaboradores em cargos estratégicos. Por essa razão, muitas companhias optam por incrementar os pacotes de atração e encantamento desses profissionais disponibilizando para essas pessoas carros de sua frota executiva.

Como ter uma frota executiva sem prejudicar o meio ambiente

Os impactos negativos dos automóveis a combustão no meio ambiente é uma preocupação global. Montadoras já estão se estruturando para terem veículos híbridos ou elétricos. No Brasil, o Projeto de Lei 295/23, que tramita na câmara dos deputados, propõe o fim da venda de veículos à combustão no País a partir de janeiro de 2035, conforme apuração de matéria divulgada no site Autopapo, do UOL.

É por essas e outras razões que muitas organizações estão optando pela eletrificação de frota. Isso quer dizer substituir os veículos de sua frota executiva por carros elétricos ou híbridos. Muitos modelos premium já estão disponíveis no Brasil para viabilizar essa oferta, que, quando bem estruturada, ainda gera redução de custos para o negócio.

Cinco vantagens da eletrificação de frota

Na comparação com o veículo a combustão, o carro elétrico ou híbrido se apresenta como uma opção mais vantajosa, pelo menos, por cinco fatores:

1. Otimização de custos no dia a dia

No dia a dia, o custo de um veículo elétrico é imbatível, conforme mapeou uma matéria divulgada pelo UOL. De acordo com levantamento realizado pelo site, com o que se paga para rodar 1 km no automóvel à combustão, é possível rodar 4 km a bordo de um veículo elétrico. O reduzido custo com manutenção também é um fator bastante atrativo, tendo em vista que a composição do motor tem menos peças e não exige troca de óleo, por exemplo. Isso sem falar na dinâmica de operação que devolve energia para o sistema.

2. Isenção de impostos

Como forma de contribuir para a limpeza de ar no planeta e incentivar a conscientização das pessoas nessa direção, o Brasil adotou a lei de imposto zero para a importação de veículos híbridos e elétricos. Além disso, alguns estados brasileiros já concederam isenção de IPVA para esses tipos de automóveis.   

3. Menos impacto ao meio ambiente

Além de ser completamente silencioso, o que reduz a poluição sonora de maneira significativa, o carro elétrico ainda se destaca por não emitir na atmosfera poluentes ou gases de efeito estufa.

4. Melhor qualidade na experiência dos usuários

Graças a combinação de peças da estrutura e do motor, além da redução de pedais e de um ciclo de operação mais inteligente, a condução de um veículo elétrico garante ao motorista uma experiência mais suave e com menos atritos durante o trajeto. Algo que é diretamente sentido pelo motorista e pelos passageiros. 

5. Isenção do rodízio

De acordo com regras da Prefeitura do Município de São Paulo, os carros elétricos e híbridos  integram o grupo de automóveis isentos do rodízio de veículos. Ou seja, seus proprietários podem circular pela cidade no dia e horário que desejarem. Aqui, vale também verificar as regras que se aplicam pelo governo de cada cidade.

Por que ter uma frota executiva por assinatura em vez de comprá-la?

Se a sua empresa preza por beneficiar os colaboradores com carros novinhos, em perfeito estado e longe de avarias, sem que isso signifique aportar capital para a compra desses veículos e ter uma estrutura interna de pessoas para realizar a gestão desta operação, a recomendação é considerar a comodidade de ter uma frota executiva terceirizada.

Aqui na For You Fleet, sua empresa pode fazer isso pelo serviço Fleet Outsourcing por um desses três caminhos:

  • Aluguel de carros – Caso a sua organização ainda não possua veículos próprios, é possível firmar um contrato novo de aluguel de carro pelo período de 12, 24, 36 ou 48 meses, de acordo com as suas necessidades e o perfil da sua empresa e dos usuários dos veículos;
  • Cashback – Pela modalidade cashback, você pode entregar os seus veículos próprios para pagar parte ou o total do contrato do uso de carros novos; e
  • Leaseback – Por meio do leaseback, a For You Fleet compra os automóveis da sua frota e, então, aluga esses mesmos carros para o seu negócio.

Seis facilidades que estão inclusas no serviço de terceirização de frota

Ao terceirizar a gestão de frota com a For You Fleet, a empresa contratante pode contar com as seguintes facilidades:

  1. Otimização de tempo da equipe interna e de recursos financeiros do negócio;
  2. Atendimento totalmente personalizado por meio de um serviço de concierge;
  3. Gestão do IPVA, da documentação, do seguro e das multas, com a possibilidade de indicar ou não o condutor para receber os pontos na CNH;
  4. Assistência 24 horas para o caso de panes, sinistros e outros imprevistos;
  5. Programa de manutenção preventiva e corretiva, incluindo sistema de telemetria para planejar as revisões e serviço de leva e traz na execução do serviço;
  6. Veículo reserva.

Como você pode ver, a eletrificação de frota é mais do que uma evidência de preocupação da sua empresa com o meio ambiente. É também zelar pela satisfação e pela qualidade de vida dos colaboradores. Nossos especialistas estão à disposição para fornecer mais detalhes sobre essa opção. Agende uma conversa agora.