Comprar carro elétrico, híbrido ou a combustão? Essa dúvida deve se tornar cada vez mais comum à medida que o mundo evolui no quesito mobilidade com sustentabilidade. Com relação a esse tema, aliás, vale destacar que, até 2035, os carros elétricos devem representar entre 10% e 18% de toda a frota nacional, de acordo com estudo feito pelo BCG a pedido da Anfavea e divulgado pelo site Automotive Business. Mas como será que o País está se preparando? É sobre isso que vamos falar nesse post.
Governo Federal oficializou a intenção de incentivo à indústria brasileira
O Senado aprovou a criação da Frente Parlamentar da Eletromobilidade. Conforme apuração do site Garagem 360, o colegiado, composto por 190 deputados e 10 senadores, tem o objetivo de buscar propostas para estimular o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira de veículos elétricos. A expectativa nacional é que esses debates resultem em benefícios para quem deseja fabricar, vender e comprar carro elétrico.
Anfavea se prepara para estruturar um grupo de trabalho
Em entrevista ao site Automotive Business, Luiz Carlos Moraes, presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), a instituição se prepara para formar um grupo de trabalho dedicado ao tema com atuação em três frentes:
- definir rotas e rodovias prioritárias no Brasil para receber postos de modelos eletrificados;
- buscar por parceiros para criar essa rede de reabastecimento; e
- mapear e pleitear possíveis incentivos para fomentar o uso de veículos com a tecnologia, como redução de impostos, taxas e isenção de rodízio, o que impacta diretamente na decisão de quem quer comprar carro elétrico.
Montadoras já se estruturam para ter toda ou parte da frota híbrida ou elétrica
Enquanto avançam as discussões sobre políticas, normas e infraestrutura para que o carro elétrico seja uma realidade sólida no Brasil, 10 montadoras já manifestaram o desejo de ter toda ou parte de sua frota produzida nos modelos elétrico ou híbrido, de acordo com matéria do site Autopapo. Se você deseja comprar carro elétrico, veja alguns dados mapeados pelo Autopapo:
1. Renault – A empresa não vai mais produzir novos propulsores puramente a combustão e os que existem serão modernizados e atualizados para atender a normas de emissões até serem descontinuados. Antes do fim da década, a meta é ser a marca mais verde da Europa e ter 90% dos carros elétricos.
2. General Motors – Parte da estratégia diz respeito à nova plataforma Ultium de baterias, que servirá a todos os próximos elétricos das quatro marcas do grupo: Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac. Além disso, a General Motors faz parcerias com outros fabricantes, como com a Honda para a produção de um crossover elétrico no México.
3. Nissan – Nos próximos nove anos, todos os lançamentos terão versões elétricas. A partir de 2031, a montadora deseja ter só produtos eletrificados na Europa, nos Estados Unidos, no Japão e na China.
4. Volvo – A expectativa é de que, até 2030, a montadora só fabrique carros elétricos.
5. Volkswagen – Até 2030, a montadora quer ter participação de mais de 70% no mercado de carros elétricos da Europa.
6. Honda – A montadora trabalha para que até 2040 a totalidade de suas vendas seja de carros puramente elétricos.
7. Audi – A montadora não vai mais desenvolver novos propulsores a combustão e as vendas de modelos puramente elétricos devem começar em 2035.
8. Jaguar Land Rover – A montadora anunciou que terá modelos 100% elétricos a partir de 2025.
9. Ford – Deseja que toda sua linha de veículos de passeio (automóveis e SUVs) seja zero combustão até 2030. Porém, na Europa, a meta é ter apenas elétricos até 2026.
10. BMW e Mini – A expectativa é de que, até 2023, a montadora tenha 25 modelos totalmente elétricos. Os carros à combustão devem sair de linha em 2025.
Quatro bons motivos para comprar carro elétrico ou apenas desfrutar dele como serviço
Como você pôde ver, o carro elétrico é a grande aposta do mercado automotivo. Você pode tê-lo como um bem ou apenas desfrutar dele como um serviço, inclusive se valendo das políticas de cashback. Os motivos para essa tendência são bastante significativos: menos impacto ao meio ambiente, melhor qualidade na experiência dos usuários, otimização de custo no dia a dia e isenção de impostos.
Assinatura anual de carro elétrico: um caminho para conhecer de perto o veículo
Para comprovar as vantagens dessa nova tendência automotiva, muitas pessoas têm aderido à assinatura anual de carro elétrico. Após esse período de experiência, muitas chegam à conclusão de que a aquisição realmente vale a pena dentro de seus modelos de vida. Para outras, porém, a descoberta é ainda maior. Além de descobrirem a vantagem do elétrico, ainda se dão conta de que o melhor mesmo é investir recursos financeiros no serviço do carro e não em sua posse.
Acompanhar movimentos de expansão do mercado de carro elétrico nos anima muito. Afinal, somos uma locadora de veículos por assinatura para pessoa física e de frota executiva para organizações. Ou seja, pela natureza do nosso negócio, valorizamos muito o fato de as pessoas poderem se deslocar de um ponto a outro com comodidade, porém, gerando o menor impacto possível ao meio ambiente. Vamos conversar mais sobre isso?