Gestão de frota própria ou terceirização de frota: diferenças e vantagens

Gestão de frota por meio da equipe interna é uma ação que demanda investimento financeiro e de tempo de uma pessoa ou equipe que poderia estar focando mais e melhor nas estratégias que fazem o negócio crescer. É por isso que muitas organizações têm optado pela terceirização de frota, modalidade de operação que entende o carro como um serviço.

Quer saber do que estamos falando? Então não deixe de ler esse artigo.

Alguns custos por trás da gestão de frota com a equipe interna

Ter uma frota própria pode oferecer uma sensação de maior controle sobre o uso dos veículos, mas isso também é possível com serviços de terceirização, principalmente quando a comunicação com o prestador de serviço é transparente e a telemetria veicular faz parte do acordo.

Paralelamente a isso, é fundamental considerar que, por trás da posse de cada automóvel da frota existem gastos, como:

  1. Compra dos carros – que pode significar descapitalização ou solicitação de financiamento;
  2. Depreciação do preço do carro – afinal, sabemos que, assim que deixa a concessionária, o valor do carro começa a sofrer depreciação e isso só se agrava no momento da venda do bem; 
  3. Taxas e impostos – incluindo IPVA, licenciamento e emplacamento;
  4. Seguro – pois é fundamental proteger o bem contra incêndio, roubo, furto, colisão e acidentes a terceiros;
  5. Manutenção e reparos – seja de forma preventiva e corretiva, demandando não apenas recursos financeiros, mas tempo de alguém para levar o carro à oficina;
  6. Equipe de gestão – pois é preciso computar que a gestão de frota pela equipe interna demanda investimento de tempo dessas pessoas na ação; 
  7. Multas – já que também é preciso prever que, em caso de multas, uma pessoa precisará ficar responsável por checar a legitimidade da infração e pagá-la ou contestá-la.

Terceirização de frota: 7 responsabilidades que são transferidas para o fornecedor do serviço

De acordo com dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), uma empresa que opta pela terceirização de frota pode usufruir de economia mensal de até 47%. Isso porque, pelo acordo, mediante o recebimento de uma parcela mensal, o fornecedor do serviço se responsabiliza por: 

  1. Comprar o automóvel com recursos próprios;
  2. Pagar taxas, impostos, documentação e emplacamento;
  3. Enviar o carro para manutenções, revisões e reparos;
  4. Providenciar carro reserva, sempre que necessário; 
  5. Providenciar seguro contra incêndio, roubo, furto, colisão e danos a terceiros;
  6. Oferecer atendimento via concierge para auxiliar e socorrer o usuário 24 horas por dia nos 7 dias da semana; e
  7. Fazer a gestão de multas, inclusive contestando a notificação, caso ela não proceda ou quando outro condutor precisar ser indicado.

3 vantagens imediatas da terceirização de frota para o seu negócio

No fundo, ao optar pela terceirização de frota, a empresa espera otimizar tempo, gastos e investimentos. Por isso, é muito importante que você saiba que, de imediato, sua organização irá usufruir de:

1. Flexibilidade na formatação do contrato

Os contratos de terceirização de frota podem ter vigência de 12, 24, 36 ou 48 meses. Nesse acordo, é possível escolher a marca, o modelo, a cor e os opcionais do veículo, aumentando e reduzindo o tamanho da frota de acordo com o momento da empresa. Tudo mediante ao pagamento de uma parcela mensal.

2. Redução de pagamento de IR

A fatura da locadora relacionada à terceirização de frota é considerada uma despesa dedutível do Imposto de Renda da empresa em 34%, além de gerar um crédito de PIS/COFINS de 9,25%.

3. Venda dos carros aos colaboradores a um preço diferenciado

Ao final do contrato de terceirização de frota, a empresa que contrata o serviço pode criar um leilão interno para vender os carros seminovos aos funcionários por um valor abaixo do praticado no mercado.

A terceirização de frota, nos moldes do modelo oferecido pela For You Fleet, tem sido uma estratégia utilizada pelas companhias para otimizar os custos do negócio sem abrir mão do conforto de ter os veículos à disposição. Além disso, ao deixarem de fazer a gestão de frota, os colaboradores da organização têm mais tempo para se dedicar aos negócios da empresa.

Quer saber como isso é possível? Solicite o contato de um dos nossos especialistas.