Tendência: Por que a assinatura de carro está ganhando popularidade?

O mercado automotivo brasileiro está passando por uma transformação significativa, com altas de preços, escassez de peças e novos modelos de serviço surgindo. Nesse cenário, a assinatura de carro, que já é uma tendência consolidada em outros países, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

Muitas pessoas, porém, nos perguntam se a assinatura de carro vale a pena ou não? Se essa também é a sua dúvida, esse artigo pode ser interessante para você.

O que é assinatura de carro na prática?

A assinatura de carro é um serviço com parcelas mensais por  meio do qual você desfruta da comodidade de um automóvel sem ter a posse desse bem ou precisar lidar com as burocracias relacionadas a ele. Para ter acesso a esse benefício, você precisa seguir cinco passos:

  1. Escolher um veículo 0 km desejado e customizado, independentemente da marca, do modelo e dos opcionais;
  2. Decidir o prazo da contratação do serviço, que pode ser de 12, 24, 36 ou 48 meses;
  3. Negociar o valor das parcelas mensais;
  4. Aguardar a entrega do carro e desfrutá-lo;
  5. No final do período, você pode simplesmente devolver o automóvel ou renovar o acordo, trocando-o por outro 0 km.

Um modelo de serviço mais procurado do que a locação de carros

Em 2023, a assinatura de carro cresceu quase dez vezes mais do que a locação de carros pelo modelo tradicional, na comparação com 2022. Essa foi a apuração do Jornal O Estado de S. Paulo junto à Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). A matéria revela que, enquanto a aluguel de carro de curto prazo (que envolve cobranças de diárias) cresceu 3,83%, a modalidade de assinaturas deu um salto de 31,2% de um ano para o outro.

A expectativa da Abla é que, até o final de 2024, sejam firmados 200 mil contratos de assinatura de carro. Vale destacar que, nos anos anteriores, as negociações concretizadas foram as seguintes: 80 mil contratos em 2020; 90 mil em 2021; 110 mil em 2022; e 160 mil em 2023. 

7 motivos que levam o brasileiro a optar pela assinatura de carro

Cada vez mais, o consumidor brasileiro busca flexibilidade e praticidade no dia a dia, além de otimização de custos e investimentos, e a assinatura de carro oferece exatamente isso. Entre os fatores que levam as pessoas a optarem pelo serviço, sete se destacam:

  1. possibilidade de escolher a marca, o modelo e os opcionais do automóvel;
  2. a crise econômica e a alta dos preços dos carros novos e seminovos;
  3. entendimento de que carro não é investimento e sim despesa;
  4. oportunidade de pagar parte do contrato pelo sistema de cashback
  5. vantagens de estar sempre a bordo de um carro novo;
  6. via para fugir das altas taxas de financiamento
  7. não ter tempo ou habilidade para lidar com questões burocráticas como o pagamento e a gestão do IPVA, de multas, da documentação, de carro reserva, do seguro e de revisões e/ou reparos.

6 características de um bom plano de assinatura de carro

O que devo saber antes de contratar a assinatura de carro? Essa é a dúvida de muitas pessoas e a nossa primeira recomendação é: escolha o fornecedor com base na qualidade e comodidade do serviço oferecido e não apenas no preço. Dito isso, o ideal é que essa empresa ofereça um plano com, pelo menos, seis características:

  1. Customização do automóvel que lhe agrade e atenda;
  2. Opção de pagar o plano ou parte dele com um veículo próprio;
  3. Amplo catálogo de veículos, desde um carro novo de modelo potente e com todos os opcionais, até um automóvel mais tradicional, ideal para o dia a dia e viagens curtas;
  4. Possibilidade de trocar de carro e plano ao término de cada contrato sem as burocracias tradicionais de compra e venda;
  5. Opção de assinatura de carro importado, blindado, híbrido, elétrico ou à combustão;
  6. Um carro segurado;
  7. Atendimento personalizado, inclusive com atuação ativa para resolver questões burocráticas relacionadas à documentação, manutenção preventiva e sinistros, sendo parte deste acordo o carro reserva e o serviço leva e traz.

Como bem destacou Marco Aurélio Nazaré, presidente da Abla, na entrevista ao Estadão, “culturalmente, o brasileiro considera o carro um investimento, mas, se você paga R$ 100 mil por um automóvel e, após três anos, ele vale R$ 60 mil, isso não é um bom negócio”.

Faça uma simulação para entender se a assinatura de carro é para você. Lembramos, porém, que estamos à disposição para esclarecer as suas dúvidas. Então, não deixe de solicitar o contato dos nossos consultores.