Comprar carro elétrico ou tradicional? Esta tem sido a dúvida de muitas pessoas. Mas o mercado já começa a dar sinais sobre o que será o futuro de quem opta por ter um veículo à sua disposição. Isso porque, estima-se que em 2045 as vendas de carros elétricos no planeta representem quase 100% de toda a frota comercializada, de acordo com estudo da consultoria Ernst & Young (EY). De acordo com informações de Marcelo Frateschi, sócio líder da EY para o setor automotivo no Brasil, “até 2030, entre 15% e 20% dos veículos brasileiros serão elétricos, segundo projeções da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)”. Mas por que os carros elétricos são a grande aposta do setor automotivo e têm tanta chance de cair no gosto dos motoristas ao redor do mundo? É sobre isso que vamos falar nesse post.
Comprar carro elétrico: por que ele é a grande aposta do mercado automotivo
O principal incentivo das montadoras para investir na produção de carros elétricos está associado ao novo perfil do consumidor. As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre questões ambientais e engajadas no tema. Isso faz com que, antes de adquirir qualquer produto ou serviço, elas busquem saber quais são os riscos e impactos que essa compra pode significar para o planeta e a natureza, não só na concepção do que está sendo comercializado, como também no uso e no destino final.
Na questão do carro, por exemplo, é preciso diminuir, equalizar ou compensar o consumo de recursos naturais e as emissões de gases que causam o efeito estufa. Além disso, a tendência é que as pessoas estejam cada vez menos dispostas a estabelecer ou estreitar laços com organizações que não demonstrem genuína preocupação com o indivíduo, população, o planeta e o meio ambiente.
Quatro vantagens do carro elétrico
Em relação aos veículos à combustão, os carros elétricos apresentam, pelo menos, quatro vantagens do carro elétrico bastante significativas, que, de imediato, atraem a atenção de quem valoriza ter um automóvel à disposição:
1. Menos impacto ao meio ambiente
Além de ser completamente silencioso, o que reduz a poluição sonora de maneira significativa, o carro elétrico ainda se destaca por não emitir na atmosfera poluentes ou gases de efeito estufa.
2. Melhor qualidade na experiência dos usuários
Graças a combinação de peças da estrutura e do motor, além da redução de pedais e de um ciclo de operação mais inteligente, a condução de um veículo elétrico garante ao motorista uma experiência mais suave e com menos atritos durante o trajeto. Algo que é diretamente sentido pelos passageiros.
3. Otimização de custos no dia a dia
No dia a dia, o custo de um veículo elétrico é imbatível, conforme mapeou uma matéria divulgada pelo UOL. De acordo com levantamento realizado pelo site, com o que se paga pra rodar 1 km no automóvel à combustão, é possível rodar 4 km a bordo de um veículo elétrico. O reduzido custo com manutenção também é um fator bastante atrativo, tendo em vista que a composição do motor tem menos peças e não exige troca de óleo, por exemplo. Isso sem falar na dinâmica de operação que devolve energia para o sistema.
4. Isenção de impostos
Como forma de contribuir para a limpeza de ar no planeta e incentivar a conscientização das pessoas nessa direção, o Brasil adotou a lei de imposto zero para a importação de veículos híbridos e elétricos. Além disso, alguns estados brasileiros já concederam isenção de IPVA para esses tipos de automóveis.
Alugue um para conhecer as vantagens na prática
Para comprovar as vantagens do carro elétrico, muitas pessoas têm aderido à assinatura de carro pelo período mínimo de um ano. Após esse período de experiência, muitas chegam à conclusão de que a aquisição realmente vale a pena dentro de seus modelos de vida. Para outras, porém, a descoberta é ainda maior. Além de descobrirem a vantagem do elétrico, ainda se dão conta de que o melhor mesmo é investir recursos financeiros no serviço do carro e não em sua posse.
Nós podemos te ajudar nessa decisão. Vamos conversar mais sobre isso?