É ótimo ter um automóvel à disposição para facilitar as atividades pessoais e profissionais do dia a dia. Mas, diante dos custos e das burocracias por trás da posse de um veículo, muitas pessoas têm optado pelo carro por assinatura, com contratos que, na For You Fleet, podem ser de 12, 24, 36 ou 48 meses. Nos últimos tempos, quatro motivos em especial têm feito com que os motoristas optem pelo serviço:
1. Elevado valor do seguro
De acordo com dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), divulgados em matéria do site Jovem Pan, de janeiro a novembro de 2022, a alta do seguro de automóvel foi de 33,6%, se comparado ao mesmo período de 2021. A matéria ainda traz relatos de proprietários de automóveis que se depararam com aumento de 101% no orçamento do seguro, de um ano para outro.
2. Aumento do IPVA
O aumento da taxa do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, também conhecido pela sigla IPVA, é outro fator que tem afastado as pessoas do desejo de ter um carro como bem. Uma matéria, divulgada pelo Jornal Nacional explica que a alta se deu porque o imposto tem como base o preço do carro avaliado pela Fipe. Na mesma apuração, o presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) ainda relaciona o cenário à falta de componentes para a produção de carros novos, que culminou no disparo do preço dos usados.
3. Desejo por testar diferentes modelos de veículos
Em entrevista ao Portal Garagem 360, o CEO da For You Fleet, André Campos, revela que tem sido comum a assinatura de contratos de carro por assinatura por parte de pessoas interessadas em entender o desempenho dos carros mais desejados do País, incluindo híbridos, elétricos ou de modelos específicos. São situações em que o motorista utiliza o aluguel de carro anual para decidir se quer ou não adquirir o bem.
4. Alta nos juros do financiamento
De acordo com dados da B3, o número de assinaturas de contratos para financiar veículos novos e usados teve queda de 8,2% em 2022, se comparado com o ano de 2021. Na avaliação de Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3, a queda no volume de financiamentos se deve “à alta da taxa básica de juros, à valorização dos usados e ao menor poder de compra da população”.
Carro por assinatura: a estratégia para quem quer ter o automóvel como um serviço e não um bem
Já começa a crescer no Brasil o conceito que classifica o carro como um serviço e não um bem que, muitas vezes, paralisa recursos financeiros, enquanto gera custos e burocracias. E é nesse cenário que cresce a valorização do carro por assinatura, uma comodidade que, por meio de uma parcela mensal, beneficia o motorista com:
- uso de um veículo zero quilômetro sem ter que aportar capital ou pagar juros;
- atendimento totalmente personalizado com um serviço de concierge;
- pagamento e administração do IPVA, da documentação e do seguro;
- assistência 24 horas para o caso de panes, sinistros, gestão de troca dos pneus e outros imprevistos;
- programa de manutenção preventiva, incluindo sistema de telemetria para planejar as revisões;
- sistema de leva e traz na execução do serviço e veículo reserva e
- não se preocupar com o dinheiro perdido com a desvalorização do veículo
Ao optar por um carro por assinatura, durante o período em que o veículo estiver em seu poder, as despesas extras do motorista com o automóvel serão apenas as relacionadas a combustível e eventuais multas. Ao final do contrato, é permitido a essa pessoa optar por simplesmente devolver o carro ou pegar outro zero km.
Quer saber como tudo isso é possível? Tenha atenção na escolha do fornecedor do serviço, faça uma simulação da contratação do serviço ou entre em contato com a nossa equipe. Vamos te dar mais detalhes dessa desejada comodidade.