Com o aumento dos juros de financiamento de carro, veículos por assinatura se destacam como opção

Menos pessoas estão aderindo ao financiamento de carro. Prova disso é que o número de contratos para financiar veículos novos e usados teve queda de 8,2% em 2022, se comparado com o ano de 2021. Os dados são da B3, responsável por operar o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

De acordo com a apuração da B3, no total, no ano de 2022 foram registrados 5,4 milhões de financiamentos. O destaque foi o segmento de motos, que teve alta de 13,8% em comparação com 2021. Já os segmentos de automóveis leves e pesados tiveram uma diminuição no número de financiamentos de 12,9% e 11%, respectivamente.

Na avaliação de Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3, a queda no volume de financiamentos se deve “à alta da taxa básica de juros, à valorização dos usados e ao menor poder de compra da população”. Se o cenário de financiamento de carro não é positivo, como as pessoas podem fazer para continuarem usufruindo da comodidade de um automóvel? É sobre isso que vamos falar nesse post.

Financiamento de carro: a perspectiva é de que em 2023 o desafio continue

Os dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa divulgados pelo jornal O Globo dão conta de que 69,4 milhões de brasileiros, ou seja, 42,76% da população adulta do País, encerraram o ano na lista de inadimplentes. O número é 7,8% superior ao registrado em 2021.

Diante desse cenário, é bastante improvável que as organizações financeiras flexibilizem ou amenizem os juros, o que significará que o consumidor deve continuar a ter dificuldades para conseguir crédito para financiamento de carro. Mas, calma, nem tudo está perdido.

Carro por assinatura: a estratégia para quem não pode ou não quer abrir mão da comodidade de um automóvel

O carro por assinatura é uma excelente opção para pessoas que não querem lidar com as burocracias relacionadas ao bem. É, também, uma opção para quem quer estar sempre a bordo de um veículo zero quilômetro e para os que não ficam com o mesmo automóvel por mais de três anos. Mas essa modalidade também é uma opção para quem não pode ou não quer paralisar um alto montante de recursos financeiros em um bem.

Por meio do carro por assinatura, paga-se uma mensalidade por um período de 12, 24, 36 ou 48 meses. Apenas pagando as parcelas, conta-se com atendimento totalmente personalizado com um serviço de concierge, pagamento e administração do IPVA, da documentação e do seguro, assistência 24 horas para o caso de panes, sinistros, gestão de troca dos pneus e outros imprevistos, programa de manutenção preventiva, incluindo sistema de telemetria para planejar as revisões e sistema de leva e traz na execução do serviço e veículo reserva.

Isso quer dizer que, desde que tomados os devidos cuidados na contratação do carro por assinatura, durante o período em que o veículo estiver em seu poder, o motorista arca apenas com combustível e eventuais multas. Ao final do contrato, é permitido optar por simplesmente devolver o automóvel ou pegar outro 0 km. É o presente e o futuro da mobilidade.
Quer saber como tudo isso é possível? Faça uma simulação da contratação do nosso serviço no site ou entre em contato com a nossa equipe. Vamos te dar mais detalhes dessa desejada comodidade.