Confira algumas dicas para evitar multas nas viagens de férias de Final de Ano

O brasileiro adora viajar. Prova disso é uma pesquisa da Opinion Box que mapeou que 86% dos 2.060 internautas entrevistados afirmaram que fazem viagem a lazer, pelo menos, uma vez por ano, sendo que 48% viajam duas vezes por ano ou mais.

Sabemos que nas férias de Final de Ano aumenta o desejo das pessoas por descansar longe da rotina e do ambiente habitual. Se esse é o seu caso e a opção é viajar de carro pelo Brasil, preparamos esse artigo com dicas valiosas para você não ter surpresas com multas. 

Quer saber como? Então não deixe de ler esse conteúdo que preparamos especialmente para você.

Por que fazer uma viagem de carro?

Viagem de férias com amigos e/ou família a bordo de um automóvel é uma oportunidade ímpar de integração entre os ocupantes do veículo. Se a experiência for bem planejada, com base em um guia para aproveitar melhor uma viagem de carro, serão grandes as chances de o trajeto ser tão gratificante quanto a experiência no destino. Uma viagem de carro tem um grande potencial de beneficiar os viajantes com muita diversão, além de mais autonomia sobre a rota, liberdade para carregar as bagagens necessárias, mais comodidade para os passageiros e economia de dinheiro.

5 boas práticas para uma viagem sem multas

Já escolheu o destino, quem vai te acompanhar e onde vai ficar? Agora é hora de ampliar o planejamento para evitar multas.

1. Planeje a rota

Ainda que você vá utilizar um aplicativo de navegação, estude o trajeto, incluindo as principais vias e rotas alternativas, além dos períodos de pico de trânsito. Procure informações sobre as condições das estradas, limites de velocidade das vias e localização de radares e postos de policiamento.

2. Conheça as leis de trânsito gerais e locais

Principalmente quando se trata de viagens interestaduais, é muito importante conhecer quais são as leis de trânsito locais, inclusive no que diz respeito ao rodízio de veículos. As leis nacionais, claro, precisam estar sempre no radar do motorista.

3. Dirija com responsabilidade

Aqui, falamos tanto sobre respeitar os limites de velocidade, quanto a não usar dispositivos eletrônicos ao volante para evitar distrações. Nunca é demais lembrar, também, que direção e álcool e/ou substâncias ilícitas não combinam, não é mesmo?

4. Não dirija cansado

Caso verifique que o tempo na estrada vai ser muito extenso, verifique entre os seus acompanhantes se alguma pessoa habilitada aceita alternar o comando do veículo com você. Essa costuma ser uma excelente alternativa para que todos cheguem menos cansados ao destino. Se revezar não é uma opção, descanse antes e faça pausas no trajeto, se necessário.

5. Confirma se a documentação e o veículo estão em ordem

Tenha ao alcance da mão a carteira de motorista e os documentos do veículo, bem como dados do seguro para o caso de alguma emergência. Não esqueça de verificar se todas as taxas e as condições do veículo estão em ordem e quitadas e se sua CNH está devidamente ativa.

Não tem veículo próprio? Saiba como fazer uma viagem de carro mesmo assim

Viagem de férias a bordo de um automóvel também é uma possibilidade para quem não tem carro próprio. Se esse é o seu caso, uma opção interessante é a assinatura de carro, que oferece ao cliente a possibilidade de usufruir de um veículo zero quilômetro, com todas as características desejadas e as despesas pagas e gestão de multas, pelo período de 12, 24, 36 ou 48 meses.

O valor das mensalidades varia de acordo com o período e as cláusulas do contrato, além do modelo do automóvel. Ao final do acordo, é possível simplesmente devolver o carro ou renovar o contrato trocando o veículo por um novo.

Na hora de adquirir o automóvel, é possível concretizar a operação por meio de um sistema de cashback. Vale destacar, ainda, que no valor da mensalidade estão inclusas todas as burocracias relacionadas ao veículo, além de um serviço de concierge para, por exemplo, levar um veículo para reparos e buscá-lo. O que não dá é para ficar sem usufruir das delícias de uma viagem de carro.

Caso você tenha se interessado, basta fazer uma simulação com a For You Fleet. Se ficar com dúvidas, nossos especialistas estão à disposição para esclarecê-las e te ajudar a tomar a melhor decisão. Solicite o contato de um dos nossos especialistas!