Carros adaptados são uma demanda crescente no País. Isso porque as pessoas com deficiência estão cada vez mais conscientes de que elas podem e devem transitar com independência, segurança e conforto. Há, inclusive, Projeto de Lei pleiteando obrigar as montadoras a produzir um carro adaptado para pessoas com deficiência para cada cem carros sem adaptação. Além disso, o Estatuto da Pessoa com Deficiência pede que as locadoras de veículos ofereçam um veículo adaptado a cada 20 automóveis de sua frota. Quer saber mais sobre esse tema? Então, não deixe de ler esse post.
Estatísticas do Brasil
O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, ou seja, 8,9% da população total. Os dados são fruto do mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estão divulgados no portal G1. A matéria revela, ainda, que as principais limitações dessa população são motoras, visuais e de cognição, e que as dificuldades se dividem da seguinte maneira:
- 3,4% para andar ou subir degraus;
- 3,1% para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato;
- 2,6% para aprender, lembrar-se das coisas ou se concentrar;
- 2,3% para levantar uma garrafa com dois litros de água da cintura até a altura dos olhos;
- 1,4% para pegar objetos pequenos ou abrir e fechar recipientes;
- 1,2% para ouvir, mesmo usando aparelhos auditivos;
- 1,2% para realizar cuidados pessoais;
- 1,1% para se comunicar, compreender e ser compreendido
Carros adaptados: algumas modificações possíveis
Quando o assunto é carro adaptado, é fundamental entender que não existe um padrão, tendo em vista que a adaptação deve ser personalizada, de acordo com os desejos e as necessidades da pessoa com deficiência. De uma forma geral, porém, esses ajustes podem incluir:
- rampas e elevadores para facilitar a entrada, a instalação e a saída de pessoas com cadeiras de rodas;
- controles manuais, inclusive para acionamento dos pedais;
- direção com aros, alavancas ou outra peça adaptada;
- transmissão automática de marcha;
- assentos giratórios;
- piso baixo; e
- entre outros.
Cuidados ao adquirir carros adaptados
Quando a adaptação é bem feita e de maneira customizada, os carros adaptados agregam segurança, mobilidade, independência e funcionalidade ao deslocamento das pessoas com deficiência. Mas para que tudo isso seja realidade, é fundamental que as modificações do veículo sejam feitas por especialistas em adaptação veicular que estejam atualizados sobre as melhores práticas do serviço e as leis vigentes.
Assinatura de carro para PcD: uma opção para quem deseja testar esse modelo de veículo
Ainda que haja isenção de impostos para PcDs que desejam comprar um carro, ter a posse de um veículo é uma iniciativa que tende a demandar um alto investimento financeiro, além de tempo e dinheiro para lidar com as burocracias e os serviços para manter o bem. É por isso que, na intenção de entender qual automóvel melhor se adapta ao seu estilo de vida, muitas pessoas com deficiência optam pela assinatura de carros para PcD. Assim, elas têm entre 12 e 48 meses para avaliar na prática qual marca, modelo, adaptações e opcionais mais lhe agrada e atende.
Dez motivos para utilizar o carro como serviço
A assinatura de carro para PcD, assim como acontece nos casos de veículos não adaptados, permite que, por meio de parcelas mensais, os usuários dos automóveis se beneficiem com:
- uso de um veículo zero quilômetro a sua escolha sem ter que aportar capital ou pagar juros de financiamento;
- uso do automóvel pelo período de 12, 24, 36 ou 48 meses, devolvendo-o ao final do contrato ou renovando o acordo com um carro novo;
- atendimento totalmente personalizado por meio de um serviço de concierge;
- pagamento e administração do IPVA, da documentação e do seguro total;
- assistência 24 horas para o caso de panes, sinistros, troca dos pneus e outros imprevistos;
- gestão de todo o processo de multa com possibilidade de não receber pontos na carteira nacional de habilitação por meio de NIC (Não Indicação de Condutor);
- programa de manutenção preventiva, incluindo sistema de telemetria para planejar as revisões;
- sistema de leva e traz na execução do serviço e veículo reserva;
- despreocupação com a desvalorização do bem quando desistir de utilizá-lo; e
- liberdade para escolher marca, modelo, cor e opcionais do automóvel.
Caso você ainda esteja em dúvida se a assinatura de carro para PcD é ou não uma boa opção para o seu momento de vida, entre em contato com a gente. Vamos te ajudar a tomar a melhor decisão pensando nos seus desejos, nas suas necessidades e nas suas expectativas.